Você conhece os fundos imobiliários?

fundosimob

O número de pessoas físicas que investem em fundos e ações vem aumentando progressivamente, desde investimentos em ações da bolsa de valores, poupança, fundos de renda fixa, planos oferecidos pelos bancos e também os fundos imobiliários.

Afinal o que são tais fundos?

Os fundos imobiliários são grupos de investidores que aplicam seu dinheiro em empreendimentos imobiliários dos mais variados, desde a área da incorporação e loteamento, construção ou mesmo imóveis já prontos em grandes centros, enfim, o dinheiro é aplicado em tais empreendimentos do ramo que demonstrem potencial de exploração na venda, aluguel ou arrendamento.

Os fundos imobiliários são a solução para os investidores de pequeno porte que desejam se aventurar no mercado imobiliário. Embora as cotas a venda variem muito, o investidor pode achá-las a preços acessíveis e comprar quantas estiverem a venda. Essas cotas geram renda mensal aos seus detentores, ou seja, compra-se um fragmento de um grande empreendimento e recebe-se um fragmento proporcional do aluguel ou qualquer espécie de lucro que provenha de tal empreendimento. O mercado de fundos imobiliários está aquecido e foi destaque em 2012, mesmo iniciando o ano sendo pouco conhecido, terminou o ano com valorizações notáveis em suas cotas tendo a média de valorização de 40% segundo a revista Exame.

O porque de investir

O Brasil apresenta um cenário promissor para o mercado imobiliário, os meios de comunicação divulgam em larga escala que o mercado imobiliário brasileiro está entre os primeiros mercados imobiliários mundiais em se falando de valorização e potencial de investimento. Isso faz com que muitas pessoas, tanto físicas como empresas (mesmo que estas sejam de outros ramos), desejem aplicar seu dinheiro em um imóvel e esperar sua valorização para prosseguir com a negociação e o eventual lucro. O diferencial do fundo imobiliário é em primeiro lugar os custos, sabe-se que o volume de investimentos para se comprar apartamentos, salas comerciais ou casas com boa localização é astronômico, assim comprando cotas e participando proporcionalmente dos lucros o pequeno investidor tem a chance de participar de tal mercado. Os fundos imobiliários também tem o atrativo de serem isentos do imposto de renda, que incide apenas no caso de venda da cota.

Os fundos geram renda tanto pela participação dos lucros do aluguel, distribuição dos lucros de venda/arrendamento e também pela distribuição dos lucros sobre a venda dos próprios ativos entre os investidores. Embora a situação futura dos fundos imobiliários não seja predizível, é claro que no momento os fundos estão se expandindo em progressão geométrica e são uma das mais interessantes alternativas de investimento.

Deixe uma resposta