Imobiliárias e a expansão da Internet
- By Leonardo Guerra
- 24 janeiro, 2013
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Ter um site é praticamente unanimidade para todas as imobiliárias, atualmente são raríssimos os casos de empresas desse ramo que não possuem seu espaço online. Tal espaço e imprescindível para a divulgação tanto de locação como de venda de imóveis, é no site que o consumidor encontra a plenitude de informações que necessita para que possa fazer negócio com a imobiliária.
O questionamento sobre usar ou não a internet já foi esclarecido e deu lugar a outro: como então utilizar a internet?
Há várias e várias práticas que podem determinar a forma de ação de uma empresa do ramo de negócios imobiliários na rede, veja os pontos positivos e negativos de algumas das práticas mais comuns utilizadas pelas imobiliárias, loteadoras e/ou corretores na hora de agir online.
Fotos
A forma que com que a empresa divulga as fotos do imóvel pode determinar o interesse do cliente, obviamente não há pontos fracos em disponibilizar fotos dos imóveis para vender ou alugar, porém o que se pode apresentar como ponto fraco é a falta de cuidados com as fotos, lembre-se de disponibilizar sempre a maior quantidade possível de fotos e em boa qualidade, nunca esconda nada nas fotos, um pequeno defeito que poderia ser perfeitamente superado pelo cliente pode acabar sendo a ruína do negócio, pois este mesmo cliente sente-se “enganado” pois não lhe foi mostrado essa imperfeição anteriormente.
Colocar ou não o valor do negócio?
A pratica de colocar o valor do negócio é comum em se falando de vendas mas divide opiniões quando o negócio é locação, muitas vezes o imóvel tem diversos atrativos e não divulga o preço para que o possível cliente venha a entrar em contato direto com a empresa e iniciar uma negociação, onde a empresa terá mais chances de destacar os pontos positivos e negociar o preço com o cliente.
A grande desvantagem é que para alguns clientes, principalmente para aqueles que especificamente procuram preço, não encontrar esta informação acarreta na frustração e leva-o a abandonar a página, pois se o cliente não encontra algo em um portal, está certo que pode encontrar em outro.
Site ou portal?
Enquanto algumas empresas preferem ter seu próprio site outras anunciam seus imóveis apenas em portais imobiliários. Os dois apresentam grandes vantagens, o site pode dar “identidade” a empresa e seguir as suas particularidades e forma de trabalho enquanto um portal é um potente aglomerado de oferta e demanda que pode se mostrar muito eficaz. Embora os dois tenham suas vantagens, nessa hora é sensato optar pelas duas opções, ter seu próprio site a anunciar os imóveis em um grande portal além de aumentar as chances de negociação, são uma ótima combinação de qualidade e quantidade.
Redes Sociais
As redes sociais são indiscutivelmente uma potente ferramenta na divulgação dos mais variados produtos e serviços, portanto, é válido para as empresas do ramo imobiliário possuírem seus perfis e páginas nas redes sociais. Aqui cabe o mesmo bom senso citado nas fotos: quando feito o uso correto, as redes sociais atraem e dinamizam o negócio imobiliário, enquanto erros como falta de qualidade de conteúdo, misturar o perfil particular com o perfil de negócios (corretores) e ações vistas como más práticas (ex.: marcar outros corretores na foto de um imóvel) podem minar a credibilidade.
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