Segurança Predial

dicas_de_seguranca_para_seu_imovel_de_temporada

Comprou um empreendimento ainda na planta? Se mudando para um condomínio? Então é hora de pensar na segurança predial, ou seja, a prevenção de problemas que vão desde problemas estruturais com o terreno em que o empreendimento foi construído até problemas futuros com os materiais de construção, entram nessa as rachaduras e infiltrações.

Vários problemas podem ser previstos bem antes da construção do prédio, o terreno necessita de avaliação para verificar possíveis vazamentos de água ou esgoto, exposição do solo assim como sua composição que são a fundação do mesmo. Também deve ser levada em conta, na construção e depois dela, a exposição dos vergalhões de metal as condições adversas do clima, essa que, por sua vez, aumente exponencialmente o desgaste das mesmas e consequentemente aumenta a possibilidade dos problemas. Não raro os condomínios apresentam corrosões, expondo assim os vergalhões e encanamentos, apresentam também excesso de umidade ou gases (geralmente em garagens e depósitos).

Os moradores devem ter consciência que esse tipo de problema não incorre apenas em soluções paliativas (tapar os buracos com cimento ou instalação de calhas no subsolo) mas sim na manutenção da estrutura e da segurança de toda construção.

Para aqueles que compram os apartamentos com antecedência à sua construção, devem consultar os termos presentes no contrato, há cláusulas específicas que tratam da saúde do edifício, é necessário se ater aos prazos e garantias dadas pela construtora, e é claro, a rápida organização dos moradores na intenção de fiscalizar, cobrar e denunciar as irregularidades.

Para aqueles que já adquiriram ou alugaram um prédio pronto, é importante verificar os sinais já citados como umidade, trincas e rachaduras. Talvez esteja na hora da manutenção estrutural que deve ser cobrada dos administradores do edifício. Devem estar atentos ao fato de que quanto mais tempo o prédio fica sem manutenção, mais os problemas se agravam, podendo chegar a comprometer a estrutura.

Lembrando que o PROCON pode auxiliar o consumidor que perceba que a empresa ou o vendedor descumpre quaisquer itens do contrato de venda ou da Lei do Inquilinato.

Deixe uma resposta