Fevereiro e a temporada universitária

Com o início do mês de Fevereiro as imobiliárias que administram bens em cidades que possuem grandes universidades já estão acostumadas com esta situação: a temporada universitária. Com o início das aulas inúmeros jovens ingressam no mercado imobiliário da cidade, vindo de diferentes localidades, estes jovens estão a procura de imóveis que se encaixem no seu perfil.

Os universitários em geral, possuem poucos fatores que podem ser decisivos na hora do aluguel de um imóvel, em geral são decididos e não fazem tantas exigências como outros perfis (famílias, idosos, etc.).

É em 99% dos casos o fator mais importante é a localização, o universitário precisa de praticidade para chegar ao local de estudo, muitos não possuem veículos (ou mesmo que possuam, este ficou em sua cidade natal). Os imóveis próximos a grandes instituições de ensino costumam ser muito valorizados devido a demanda ser mais alta que a oferta, quitinetes, apartamentos com menos área construída ou casas com mais de dois quartos (no caso de divisão de despesas) são bastante visados e concorridos, por consequente também são bastante valorizados. O preço aparece em segundo lugar, mesmo que os imóveis possuam aluguel alto e em contrapartida os universitários possuem renda baixa, eles optam muitas vezes por imóveis pequenos, como quitinetes quarto-banheiro  ou pela divisão de despesas, as chamadas “repúblicas”.

O que deve ser levado em conta pelas imobiliárias é que os universitários caracterizam um perfil muito diferenciado, as áreas de concentração desse tipo de negócio geralmente são áreas de muito fluxo de pessoas, carros, comércio, etc. Por esse motivo em muitos casos acabam ocorrendo problemas com associações de moradores que se incomodam com as atividades intensas dos universitários. Nesse atrito muito pode “sobrar” para imobiliária, chegando a extremos de essas serem proibidas de alugar estes imóveis ou mesmo ter que levantar o histórico dos seus clientes.

Cabe as imobiliárias avaliarem as oportunidades de alugar imóveis em zonas universitárias, equilibrando os ganhos com os possíveis problemas ocasionados nesses casos. Ainda sim a temporada universitária é um ótimo período para negócios imobiliários.

Deixe uma resposta