Os verdadeiros picaretas

Já que nos explicamos quanto ao nome do nosso blog, agora cabe perguntar, e os verdadeiros picaretas?

Só no estado do Paraná, no ano de 2012 foram mais de seiscentas autuações contra pessoas que exerciam ilegalmente a profissão de corretor, além de muitas outras notificações quanto a instituições que acobertavam esse tipo de prática. Realizar as funções de um corretor (negociação, intermediação e consultoria imobiliária) sem os devidos requisitos não caracteriza crime, mas sim uma contravenção, podendo acarretar notificações, multas e apreensão.

Além de ser uma contravenção a lei, é um desrespeito a profissão do corretor e é claro ao consumidor que procura os seus serviços, para manter a credibilidade tanto o corretor quanto os clientes podem tomar algumas precauções.

Como identificar “picaretas”?

A primeira dica é a mais eficaz de todas: registro no CRECI estadual. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é o orgão que regulamenta toda a atividade imobiliária referente aos corretores de imóveis, portanto, o corretor para exercer a profissão precisa ser cadastrado junto ao conselho, possuir seu número e licença de atividade. Na negociação o corretor bem intencionado terá prazer em lhe mostrar suas referências junto ao CRECI, sempre confira.

 Mesmo assim apenas o registro não é suficiente para regulamentar uma profissão que exige alto profissionalismo. O corretor de imóveis também é obrigado a possuir conhecimento para tal, é preciso que ele seja formado como Técnico em Negociações Imobiliárias, que é o curso de formação de corretores.

Por último, o bom corretor sempre deixará os aspectos da negociação claros a seus clientes, sempre apresentará os comprovantes de cada transação e apresentará a melhor forma do negócio se realizar, desconfie de corretores que exigem itens como pagamento em espécie (dinheiro vivo) ou deixam dúvidas quanto a negociação.

E é claro: sempre denuncie! Isso ajuda tanto os clientes que realizarão negócios com mais segurança, quanto a própria classe dos corretores, solidificando sua credibilidade.

Deixe uma resposta